SP-Arte 2014
03 a 06 de Abril

sparteabril01Nesta edição da SP-Arte – que ocorreu entre os dias 03 e 06 de abril, no Pavilhão da Bienal, em S. Paulo – a Fólio teve um estande de 60 m². Há vários anos atuando no mercado de livros raros e especiais, a Fólio apresentarou ao público um amplo acervo de edições limitadas, obras ilustradas com gravuras e litografias originais, além dos livros-objeto e dos exemplares únicos – aqueles nos quais o artista faz uma intervenção pessoal no próprio livro (um desenho, uma dedicatória, uma anotação).

sparteabril02Como exemplos, podemos citar a primeira edição de The Philosophy of Andy Warhol (1975), com dedicatória manuscrita do artista para uma crítica norte-americana, acompanhada de um desenho a caneta representando a célebre lata de sopa Campbell, feito e assinado por Warhol. A seleção de itens contará também com um dos mais belos livros ilustrados por Joan Miró (Adonides, com texto de Jacques Prévert, 1975). A obra é composta por 45 aquatintas originais de Miró, muitas delas com relevos. Outro exemplo é o livro Les Affiches de Marc Chagall (1975), com a dedicatória autógrafa de Chagall para um amigo e um desenho original, bem elaborado, usando têmpera e pastel, no qual Chagall representa um anjo voando sobre a Catedral de St-Paul.

sparteabril03Entre as obras de artistas brasileiros, a galeria apresentou um álbum da escultora Maria Martins (amante e musa inspiradora de Marcel Duchamp), de 1946, com 9 gravuras assinadas, em uma tiragem de 60 exemplares. Foi exibida também no estande uma edição original do livro Legendes Croyances et Talismans des Indiens de L’Amazone (1923), numa tiragem de apenas 75 cópias, ilustradas por Vicente do Rego Monteiro – um dos trabalhos mais precoces do artista, realizado quando tinha 24 anos.

Além dos livros, compondo uma continuidade, foram apresentadas monotipias, xilogravuras, aquatintas e litografias assinadas dos mais importantes nomes da arte no século 20: Picasso, Miró, Matisse, Kandinsky, Chagall, Braque, Arp, Léger, Calder, Man Ray, Duchamp, Albers.

sparteabril04Com esse recorte, a galeria tem desenvolvido nos últimos 10 anos, respeito e expertise em um nicho muito importante do mercado: aquele voltado às obras de arte que utilizam o papel como suporte. Hoje, após essa trajetória, constatamos que itens vendidos pela Fólio compõem não apenas algumas das principais coleções privadas, como também integram o acervo de importantes instituições culturais do país (Itaú Cultural, MAR – Museu de Arte do Rio).

Specialised in books, prints and all kinds of works of art on paper, Folio will present, in SP-Arte Fair, a huge variety of magnificent artist books – produced by the most important artists from the 20th century, such as Matisse, Miró, Chagall, Calder and others – etchings, lithographs and original drawings. Our stock is specially composed of items from the 50’s, 60’s and 70’s. This characteristic, that is, the gallery works exclusively with vintage material, makes Folio widely-considered unique in the Brazilian market. Besides, the gallery provides to collectors and art lovers rare and out of print catalogues of famous exhibitions and reference books.

Informações:
03 a 06 de Abril

Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera
São Paulo, Brasil